Equilíbrio Iônico

Equilíbrio Iônico
Equilíbrio iônico é um caso particular de equilíbrio químico em que aparecem íons.
Exemplo:

HCN (aq) H +(aq) + CN –(aq)
Para equilíbrios iônicos, Kcé denominado Ki(constante de ionização ou constante de dissociação iônica). Valores altos de Ki indicam eletrólitos fortes, enquanto valores baixos de Ki indicam eletrólitos fortes.

Obs: Em ionizações de várias etapas, existe uma constante de ionização para cada etapa. A dissocia-ção de bases fortes e sais solúveis não é reversível, assim, não faz sentido falar em constante de ionização para essas substâncias.
Grau de ionização ( a): é a relação entre o número de mols que dissociam e o número inicial de mols.
Lei da Diluição de Ostwald: quanto menor a concentração de um eletrólito, maior será o seu grau de ionização. Ostwald relacionou Ki e a da seguinte maneira:

Efeito do Íon Comum: é a aplicação do princípio de Le Chatelier para equilíbrios iônicos.
Exemplo: Considere o equilíbrio abaixo:

HCN (aq) H +(aq) + CN –(aq)


Adicionando NaCN verifica-se que o equilíbrio desloca-se no sentido da reação direta. Isso ocorre pois NaCN dissocia-se em Na+ e CN – , aumentando a concentração de CN –.

Obs: Há íons que apesar de não serem comuns ao equilíbrio iônico, também podem deslocá-lo. Como exemplo, temos a adição de um ácido a dissociação de NH4OH, o H+ do ácido reage com o OH – da base, diminuindo a concentração desse íon e, conseqüentemente, deslocando o equilíbrio.

Leia: Princípio de Le Chatelie

0 comentários:

Postar um comentário