DICAS DE ESTUDO

As dicas aqui selecionadas são o ponto de partida da ORIENTAÇÃO DOS ESTUDOS.



O ambiente propício para o estudo deve ser:



sossegado;

com boa iluminação;
silencioso;

com uma mesa (somente com os materiais básicos para o estudo para que não haja distração);

uma cadeira confortável (para se manter uma boa postura durante o estudo);

Anotações

As anotações em sala de aula são muito importantes para o estudo por serem pessoais, ou seja, o estudante deve anotar com suas palavras o que captou na aula. A maioria das pessoas, ao escrever, memoriza com mais facilidade do que simplesmente ouvindo ou vendo.


No caso das anotações, deve-se:


1. Preparar um caderno para anotações ou utilizar o próprio caderno da matéria a ser estudada. Anotações organizadas facilitam uma consulta posterior.




2. É interessante manter o hábito de rever as anotações ao fim do dia. Com o conhecimento da aula ainda em mente, pode-se complementar algo que ainda não foi esquecido, mas não havia sido registrado na anotação.

Aprofundamento

Muitas vezes é necessário aprofundar-se em temas que, em virtude de tempo escasso, não puderam ser abordados de forma ampla pelo professor, em aula.




Nestes casos, indica-se a realização de pesquisas: buscar tópicos relacionados, opiniões de diversos autores, últimas notícias lançadas sobre o tema, tudo pode despertar interesse e auxiliar a consolidar o conhecimento.



Promover discussões sobre o tema com os colegas sempre é uma atitude saudável e pode até tornar-se mais interessante do que parecia inicialmente.

Lição de casa



Quando um estudante mantém um bom ritmo de estudo, ele ganha tempo para dedicar-se a revisões, que, por conseqüência, serão mais fáceis. Com isto evita-se o excesso de tópicos a estudar acumulando-se.





Para uma revisão eficiente, pode-se:



1. Ler o conteúdo a ser estudado superficialmente para se familiarizar com o assunto e estabelecer uma visão geral.



2. Reler com muita atenção o conteúdo sublinhando as informações mais importantes.



3. Elaborar um pequeno questionário e/ou resumo do que foi lido ajuda a reter o assunto e a estabelecer o próprio entendimento do tema, além de ajudar a diagnosticar os pontos que eventualmente estejam obscuros após o estudo.



4. Fazer um "Mapa Mental" do capítulo (observando cores diferentes para as ramificações) também auxilia na memorização.



Nota: Mapa mental nada mais é do que um diagrama esquemático, no qual o estudante relaciona - no papel - os principais tópicos ou informações, de acordo com a ligação que existe entre eles, de modo a estabelecer uma visão geral sobre o assunto e memorizá-lo com maior facilidade. Depois de pronto o mapa mental costuma lembrar uma teia de aranha ou, dependendo do assunto, uma árvore com vários galhos.



5. Resolver exercícios relacionados ao tema. Exercícios nunca são demais: conseguir resolver um exercício significa ter conhecimento sobre o tema, e não conseguir resolvê-lo é um alerta para tirar dúvidas e aprimorar-se.



Materiais auxiliares:


Recomenda-se ter sempre um bom dicionário à mão.

Nos estudos de História e Geografia, ter um atlas pode ajudar muito.


Em exatas e genética, onde costumam aparecer muitas contas a fazer, sugerimos não usar a calculadora, pois no vestibular este auxílio é proibido, assim é importante acostumar-se a fazer as contas sozinho.




Motivação e autodisciplina


Um fator que determina o bom estudo é a vontade de se aprimorar. É esta vontade que o leva a um ritmo de estudo de sucesso.




A auto disciplina funciona como um auxiliar do estudante, que deve se treinar para atingir maior domínio sobre suas emoções. Manter-se num ritmo constante é o segredo para evitar períodos de estresse que podem prejudicar o rendimento e o resultado final.



Afinal, mas como encontrar motivação?


Às vezes o estudante desanima, principalmente quando encontra dificuldades em uma ou mais disciplinas. Outra fonte de desânimo costuma ser a comparação com amigos que não estejam com o mesmo engajamento.



Encontrar motivação nem sempre é uma tarefa fácil, porém, uma atitude que pode ajudar é procurar sempre visualizar o seu sonho se realizando. Mas o sonho não pode ser a simples conquista de sua vaga, você precisa atribuir nobreza a ele. Para isso, uma boa maneira é visualizar a diferença que você pode fazer para a sociedade brasileira, direta e indiretamente, afinal, o simples fato de se aprimorar já contribui para o desenvolvimento do país... Para entender isto, basta analisar as principais diferenças entre os países mais desenvolvidos e os mais pobres.



Outra atitude que ajuda é procurar a companhia de estudantes que estejam tão engajados quanto você, ou mais. Formar grupos de estudos pode ser uma maneira de aumentar a motivação e vencer dificuldades, pois, as dúvidas de um estudante frequentemente são complementares às de seus colegas.



Planejamento



É importante dimensionar seu tempo para estudar de forma eficiente. A escolha deste período é individual, pois cada pessoa tem os seus compromissos pessoais no decorrer da semana, suas dificuldades e necessidades. Certamente a escolha e o cumprimento desses períodos de estudo requer organização e disciplina. Para organizar-se, o estudante deve:




1. Identificar os períodos de tempo vagos.



2. Selecionar os períodos do dia nos quais se sente mais disposto. Por exemplo: há pessoas que sentem-se mais animadas a estudar à noite, outras, logo pela manhã.



3. Separar algumas horas para o estudo, intercalando pequenas pausas de alguns minutos para descanso, nas quais deve-se sair do ambiente, caminhar, beber água e relaxar um pouco.



4. Distribuir o tempo disponível de forma equilibrada entre as diferentes matérias: as disciplinas em que o estudante apresenta maior dificuldade e aquelas que possuem maior peso para a carreira escolhida requerem uma atenção especial, no entanto, esta parte da organização requer muito cuidado e ajustes periódicos, pois não se pode desprezar nenhuma disciplina: todas elas representam parte importante da aprovação.


Dica Final


Lembre-se sempre que perguntar significa manter-se em busca de conhecimento. Calar-se frente à uma dúvida não é, de forma alguma, atitude de alguém que busca com garra e determinação suas metas.



Prova Dissertativa


1. Em primeiro lugar, comece com parágrafo e letra maiúscula, termine com ponto. Nunca escreva a resposta fora do campo destinado a ela. Se uma palavra não cabe na linha, use a separação de sílabas que você aprendeu com a professora de língua portuguesa. Além disso, nunca responda à questão 2 no espaço destinado à questão 1, e assim sucessivamente.




2. Não invente nem procure ser “original”. Na maioria das vezes você estará errado. Os corretores esperam uma resposta baseada em estudo do conteúdo do ensino médio, portanto, não se atreva a dar “opiniões” pessoais.





3. Seja direto e responda apenas o que for perguntado. “Encher lingüiça”, não é uma boa técnica. Preste atenção: a resposta não é para informar o examinador que você estudou. Ele espera apenas uma resposta precisa e objetiva sobre a questão.



4. Em todas as matérias é preciso pensar. Mesmo em humanas use raciocínio, analise os fatos.




5. Evite utilizar conceitos que você não tem lá muita certeza do que significam. Não tente enrolar o examinador. Isso não cola! Lembre-se que ele conhece muito bem sobre o assunto da questão.



6. Não escreva de modo displicente, usando abreviações. Escreva com a máxima clareza. Depois de redigir a resposta, releia para ver se faz sentido. As regras que você aprende nas aulas de redação valem também nas respostas às questões escritas em todas as matérias.


7. Cuidado com a ortografia, preste atenção na gramática, pois não é por ser outra matéria que os examinadores não vão ligar para a correção gramatical do que você escreve. Uma resposta mal escrita cria má impressão, podendo fazer com que o examinador corrija sua prova com má vontade. Esta é uma regra de ouro: conquiste o examinador fazendo uma prova com capricho sob todos os aspectos.


8. As questões de vestibular não exigem longas redações. Portanto, procure encontrar a resposta mais breve, clara e objetiva possível.




9. Isto não quer dizer que você pode dar respostas lacônicas do tipo sim ou não. A resposta tem que ser sempre, pelo menos, uma frase completa.


10. Finalmente, você deve simular, ou seja, praticar muito, muito, muito. E ficar atento, para corrigir os erros a cada vez que simula.


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