Henri Louis Le Châtelier



Químico-físico francês nascido em Paris a 8 de Outubro de 1850 e falecido a 17 de Setembro de 1936 em Miribel-les-Eschelles, Isère, França.









Estudou no Collège Rollin, na École Polytechnique e ficou professor, em 1877, da Escola de Minas, em Paris. Foi professor de Química geral no Collège de France de 1898 até 1925. Em 1884 Le Châtelier enunciou a Lei do Equilíbrio Móvel, também conhecida como Princípio de Le Châtelier, que afirma que "quando um sistema em equilíbrio é perturbado, por variação de concentração, de pressão total, ou de temperatura, a alteração que nele se opera é de molde a reduzir o efeito imediato daquela perturbação. Com base neste princípio uma indústria pode, por exemplo, prever, com antecedência, a quantidade de uma substância que deseja produzir.







Le Châtelier inventou também o pirómetro óptico, um instrumento que mede a temperatura por observação da cor dos corpos. Este instrumento é muito usado em cerâmica, metalurgia e noutros campos para medir a temperatura de fornos.



Principio de Le Châtelier

0 comentários:

Postar um comentário