O que são hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos são todos os compostos químicos formados apenas por Carbonos e Hidrogênio.



A partir dele é possível produzir uma grande variedade de produtos que utilizamos no dia-a-dia, como:




- Velas (parafina)


- Plásticos


- Borracha


- Combustíveis (gasolina, diesel, etc)




e muitos outros.




As fontes de hidrocarbonetos são os chamados combustíveis fósseis, aqueles que levaram milhões de anos para se formar, como o petróleo, gás natural, carvão, etc.




Os hidrocarbonetos podem ser oxidados com uma grande facilidade, liberando muita energia e calor, por isso são utilizados como combustíveis.




Formação do petróleo


Ao longo de milhões de anos, árvores ficaram removendo carbonos da atmosfera por meio da fotossíntese, e esse carbono tem de ir para algum lugar ("nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"). Quando essas árvores morriam, eram empurradas para o fundo de rios e lagos, e com o tempo e erosão, eram encobertas por terra. Com isso, a pressão e temperatura iam aumentando gradativamente, formando assim o petróleo.




Após a extração do petróleo nos poços, ele é aquecido em refinarias, para a separação das substâncias que nos interessam. Ao ser aquecido, as moléculas mais leves (com menos carbonos), irão subir, dentro de um grande recipiente, e as mais pesadas (com mais carbonos), irão descer. Assim, é possível obter vários materiais, como gás combustível, óleo diesel, parafinas, piche e asfalto.