Cinética Química

Cinética Química é a parte de Química que estuda o tempo de processamento de uma reação química, sua velocidade, ou seja, quanto ela demora para atingir o equilíbrio, e isso indenpende de sua possibilidade de atingi-lo (termodinâmica).

O que falar sobre a velocidade senão que uma reação ocorreria de todo modo, independente do tempo, e que constantemente fluiria, pois uma reação é muito mais do que o caminho dos reagentes aos produtos ou a transmutação alquímica transformando e combinando os brutos?

Contudo, não há como falar em velocidade e não pensar que uma reação sem catalisador demoraria muito e, na visão da maioria de nós, aparentemente não aconteceria. Então a chave da velocidade seria a catálise, isto é, basta o catalisador aparecer e o que deveria acontecer rapidamente ocorre, parecendo que somente assim a reação se dá.

A reação realizar-se-á em etapas e, para sabermos sua velocidade, a etapa lenta é determinante. A rapidez do processo estará em um ponto dessa reação oscilante que leva os reagentes aos produtos deslocando o equilibrio para a direita no tempo exato; o processo aparentemente cessará findando uma reação perfeita que não termina, apenas se equilibra.

Há necessidade da físico-química para explicar a velocidade de uma reação que, apesar de termicamente favorável, nunca chega a contento, pois cineticamente é muito estável. Também nos servimos dessa parte da Química para saber como mudar essa situação, que, sem influencia externa, não se poderia pensar de outra maneira senão que seria uma reação eterna, num equilíbrio constante e estável.

Uma reação sem velocidade setá estagnada em um equilírio perfeito, precisando, pois de um auxílio externo para ocorrer, sem o qual não aconteceria. Daí acreditamos que a catálise seria a solução e que o catalisador acelerou o tempo mudando nossa percepção de tudo, inclusive a temporal, ou ao menos mudou a nossa noção de lento.




A Cinética das Transformações





Princípio de Le Chatelier





Henri Louis Le Chatelier





Condições essencias para que uma reação química aconteça





Fatores que afetam o equilíbrio químico